Ensaios não destrutivos - END

COMO FUNCIONA

Ensaios não destrutivos são técnicas eficientes para detectar problemas, alterações, deterioração e imperfeições de integridade na superfície do equipamento sem danificar ou corromper seu uso. São geralmente executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

Eles contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, segurança e do meio ambiente, A Inspecap possui corpo técnico altamente qualificado para realizar os seguintes ensaios:

O LP é um um tipo de END bastante utilizado, aplicado em uma grande variedade de materiais como alumínio, magnésio, latão, cobre, ferro fundido, aço, aço inoxidável, carbonetos, estelita, certos plásticos e cerâmicas. O LP serve para detectar descontinuidades superficiais no material e que comprometam a resistência e qualidade da peça.

O ME por US é um END utilizado durante as inspeções NR-13 que permite determinar a espessura da parede e as evidências de corrosão em seus vasos. Os dados detalhados possibilitam saber qual é a vida útil do equipamento (em anos) ou determinar se equipamento possui corrosão severa e, consequentemente, não apto a operar.

É um método de avaliação e inspeção que tem o objetivo de revelar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais eletromagnéticos e pode ser realizado em diferentes materiais, como o cobalto, o níquel e o ferro, por exemplo.

Para a execução dos ensaios de PM, o primeiro passo é criar um campo de fuga de partículas. Em
seguida, é preciso aplicar um pó eletromagnético nesse campo para que as partículas se acumulem
em torno dele, indicando as descontinuidades do objetivo avaliado.

Os ensaios não destrutivos partículas magnéticas são bastante versáteis. Dessa forma, é importante
que o estudo seja realizado nas camadas mais superficiais das peças que são originadas de materiais
ferromagnéticos.

O teste hidrostático é realizado para identificar vazamentos, tubulações rompidas ou trincadas e avaliar a resistência de componentes de tubos e vasos de pressão e caldeiras. Para realizá-lo, se utiliza uma bomba específica que preenche o sistema com líquido pressurizado. O teste hidrostático é uma exigência técnica da NR-13.

Os ensaio por ultrassom é feito através de um equipamento que possui transdutores que emitem ondas sonoras de alta frequência, que são transformadas em ondas elétricas interpretadas pelo visor do equipamento.

O ensaio de US permite a visualização de informações que determinam o local, profundidade, tipo e altura da descontinuidade de material. Ele é voltado para inspeção de equipamentos em processo de montagem, ou pode ser utilizado para substituir outras técnicas que exigem a paralisação da operação dos equipamentos.

B-Scan – Esta é uma técnica de Pulso-Eco que permite a avaliação da espessura residual do equipamento
através da varredura por área com o registro contínuo das espessuras residuais, através da vista B-Scan
(secção transversal da espessura).

O que nos diferencia

A Inspecap garante que todos os serviços prestados estão 100% em conformidade com a NR-13 com preço competitivo. Conheça nossos Principais Diferenciais:

Padrão de qualidade
ouro

Corpo técnico
qualificado

Mais de 100 clientes de
diversos segmentos, em
todo território nacional

Assessoria e consultoria
para nossos parceiros

Pronto atendimento
com garantia máxima

Prontuários NR-13 e
Relatórios de inspeção
detalhados

A Inspecap garante que todos os serviços prestados estão 100% em conformidade com a NR-13 com preço competitivo. Conheça nossos Principais Diferenciais:

inspecap@inspecap.com.br

Avenida Luis Carlos Berrini, 550 4º andar cj. 42 Cidade Monções – São Paulo – SP – 04571000

× WhatsApp